Afinal, o que é Ulzzang?

O Que É Ulzzang?

O Ulzzang (얼짱) (pronuncia-se uhl-jang) tem sua origem na Coreia do Sul, é considerado um tipo de estilo e uma subcultura coreana, significa “melhor rosto”, “boa aparência” ou  de maneira mais simples “linda(o)”.

O estilo da maquiagem “Ulzzang” se caracteriza pelo destaque dos olhos, com lentes que aumentam as íris dos olhos (circle lens), sobrancelhas retas e batom sem marcação nas extremidades (gradient lips).

Atualmente, o termo é usado para pessoas jovens que se destacam em suas redes sociais por ter uma ótima aparência, normalmente são influenciadores com um grande número de seguidores. Estes rapazes e moças são considerados “celebridades da internet” e chamam a atenção de muitos grupos, empresas e agências de talentos.

Nas fotos, Lee Yoon Ji e Jung Yoon.

Empresas buscam estes jovens para incentiva-los com patrocínio em troca de divulgação de seus produtos. As agências de talentos costumam oferecer-lhes trabalhos como modelos, carreiras na televisão e no cinema.

Atualmente, existem diversos “Ulzzangs” ganhando espaço no Youtube, ensinando tutoriais de maquiagem e fazendo resenha de produtos, dentre eles podemos citar Roseha (로즈하) que se destacou rapidamente no Youtube, e a maquiadora Ponny (포니) que além de fazer muito sucesso no Youtube, já participou diversas vezes de programas de TV.

Confira os perfis das meninas no Instagram:

Roseha: @xoxohaji

Ponny: @ponysmakeup

 

Breve História

O termo “Ulzzang” teve início a sua utilização nos anos 2000, com o surgimento das câmeras digitais e da rede social “CyWorld”. Nesta rede social, jovens postavam fotos de si mesmo. Posteriormente, esta prática se tornou conhecida como “Selka”. Podemos assemelhar a “CyWord” com a rede social “My Space”.

Em 2002, o termo “Ulzzang” foi usado pela primeira vez em rede televisiva em um K-drama (série dramática de TV de origem coreana), após isso, o “Ulzzang” se popularizou rapidamente, dando origem aos primeiros fã-clubes. O fenômeno foi tão grande que no mesmo ano foi lançada a rede social “Haduri” focado em atender os jovens apreciadores do “Ulzzang”. Nesta rede social, os usuários tinham a opção de postar fotos tiradas diretamente com a WebCan de seus computadores, ou de exportar imagens de suas câmeras digitais.

As primeiras “Ulzzangs” foram três garotas do colégio particular para meninas Eunkwang Girls High School, localizado em Gangnam-gu, Seoul, Coreia do Sul. As meninas Song Hye Kyo, Lee Yu Jin e Han Hye Jin ficaram conhecidas como “Eun-Kwang Ulzzang Trio”. Todas acabaram seguindo carreira como atriz e modelo.

Confira o perfil das meninas no Instagram:

Song Hye-kyo (송혜교): @kyo1122

Lee Jin (이진): não possui.

Han Hye-jin (한혜진): @underhiswings2016

 

Em 2003, agências de talentos começaram a reparar nestas webs celebridades, e as procuravam para oferecer-lhes trabalhos.

Entre 2009 e 2013 existiam muitos programas de transformações “Ulzzang” na Coreia do Sul, como o programa AllzzangTV.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=MZBZlBdMBR8]

O estilo “Ulzzang” se espalhou rapidamente com o crescimento da indústria do K-pop (música pop sul-coreana), e ainda é muito popular entre os amantes da cultura Sul Coreana. Atualmente, existem diversas comunidades dedicadas ao estilo “Ulzzang”, além de vastos conteúdos de fácil acesso para auxiliar quem deseja iniciar neste estilo.